sexta-feira, 24 de maio de 2013

Video de São Nicolau


Colegas um video de São Nicolau, especial para vocês  





Noticias de São Nicolau







Feira Back to the Roots: Elementos do & Banda sem vistos

A embaixada dos Estados Unidos da América recusou vistos a quatro elementos do grupo musical & Banda, da Ribeira Brava, São Nicolau que iam participar na feira Back to the Roots. Falta da documentação necessária poderá estar na origem dessa recusa.

Apenas dois elementos do grupo conseguiram os vistos e já se encontram nos Estados Unidos, Ivaldo Oliveira (vocalista e tecladista) e Nelson Roque (vocalista e técnico de som), os restantes ficaram sem viajar. Como nos conta Bauthing, o baterista dos & Banda, a falta de documentos pode ser a causa. “Requisitamos o visto como outra pessoa qualquer que fosse passar férias e como a maioria de nós está sem emprego e sem contrato de trabalho, talvez seja por isso”, afirma.

Por desconhecimento também o grupo nem requisitou o passaporte de serviço junto ao Ministério de Cultura. “Tínhamos a informação que seria necessário esse passaporte, mas não sabíamos que seriamos nós a requisitá-lo”, acrescenta Bauthing.
O &Banda é um grupo composto por jovens que vem se destacando pela nova abordagem dada a melodias de Carnaval e que tem um estilo próprio de tocar músicas tradicionais cabo-verdianas e outros estilos musicais. Estes integrariam uma delegação da Câmara Municipal da Ribeira Brava, composta ainda por representantes dos principais grupos carnavalescos desse concelho.
Essa comitiva participa na 2ª edição da feira “Back To The Roots”, realizada pela Neves Travel, marcada para os dias 25 e 26. E que reúne operadores turísticos, companhias aéreas, agências de viagens, cadeias de hotéis, de entre outros, que vão tentar descobrir oportunidades de negócios nos vários mercados e encontrar operadores interessados em parcerias.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Noticias de São Nicolau


População clama por mais um médico

Esta constatação foi feita pelo delegado de Saúde de São Nicolau, Orlando Andrade, que sublinha que a existência de três médicos para a ilha é insuficiente dada a orografia e a distância entre as zonas, por isso, pede “com urgência” mais um médico para responder às necessidades da população de São Nicolau.
 O delegado de Saúde, Orlando Andrade afirma que “não tem sido fácil dar conta da saúde” em São Nicolau com apenas três médicos, onde o entrevistado faz parte dos quadros de serviço ao público e assume as funções de delegado de Saúde para resolver os problemas institucionais.
“De acordo com os cálculos da Organização Mundial da Saúde em relação ao número de médicos por população, há quem diga que a ilha está bem servida, mas este cálculo não funciona em São Nicolau, dada a disparidade das localidades”, afirmou o médico.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festas Tradicionais



São Nicolau é uma das ilhas em Cabo Verde que se destaca com as suas festas genuínas que lhe fazem identificar no seio das tradições Cabo-verdiano. As festas e eventos tradicionais da ilha de São Nicolau são muito animados porque a dança e a musica fazem parte do quotidiano do povo desta ilha.
Todas as festividades que acontecem na ilha incluem as danças tradicionais da ilha de tipo a contradança e a mazurca que vem sendo transmitidas de geração em geração. A maior parte das festas são religiosas e envolvem normalmente tradições da ilha.
Vem ai o mês de tambores e festas de romarias.
      3 de Maio, festa de santa cruz que se festeja em várias localidades da ilha (Tarrafal, Aguá das Patas e Queimadas)
       13 de Junho dia de Santo António, na Preguiça
           24 Junho, São João em Carvoeiros e Praia Branca.
                28 de Julho São Pedro festeja-se na Vila de Ribeira Brava.
Em todas elas festeja-se a parte profana e religiosa. Nas vésperas as pessoas deslocam a essas comunidades a fim de comerem cachupa com sanfana, saltar luminária e colar ao som dos tambores e dançarem.
No dia propriamente da festa muitas pessoas vão a missa na parte de manha. Depois da missa vão comer o tradicional modje com cherem e a tarde participam nas atividades culturais (corrida de cavalo, corrida ovo, corrida de saco, puxa corda, quebra de murim,etc)