segunda-feira, 29 de abril de 2013

As montanhas de São Nicolau


Hoje vou postar só imagem, pois as imagens falam por si.




Monte Gordo

Fragata 
cachaço 

Fragata 


campinho 

Monte Gordo
Ribeira prata 

Ribeira Prata


Praias de S. Nicolau

                              Algumas Praias de S. Nicolau



preguiça


Praia tedja

box rotxa







carriçal

Juncalinho


Praia cadjeta

Prainha

terça-feira, 16 de abril de 2013

Carnaval em São Nicolau

A ilha de São Nicolau tem a sua característica especial de possuir gentes capazes de organizar actividades com a simples finalidade de alegrar a si e aos outros e de criar um clima aprazível a todos quantos a demandam.
Um exemplo concreto é o Carnaval. Nascido ou trazido ainda nos primórdios do sec. XX, foi crescendo, crescendo, passando por fases diversas, de simples mascarados a grupos organizados, cantando alegremente pelas ruas da Vila da Ribeira Brava e não só. 





A tradição diz que o Carnaval de São Nicolau se festeja durante três dias: sábado à noite, domingo e terça-feira, todos à tarde.
Os grupos com mais destaque são o Copa Cabana e o Estrela Azul.

O Carnaval é visto como uma das manifestações populares de maior destaque em todo o município da Ribeira Brava visto que as suas particularidades demonstram de uma forma expressiva o substrato cultural do Sanicolauense.







Os grupos não disputam prémios, optando apenas por receber um mero apoio financeiro ou em material para a confecção dos trajes e andores.
                                                              
Enquanto que nas outras ilhas utilizam o gesso na confecção dos andores, em S. Nicolau utilizam a técnica de “Smebód”, que consiste numa mistura de trigo com pasta de papel dissolvido em água fervida com o qual modelam as figuras.






O Carnaval de São Nicolau é considerado por varias pessoas que chegaram de outras ilhas  e nacionalidades como a melhor festa do Rei Momo que já assistiram em Cabo Verde, não pela sua dimensão, mas pela euforia de quem a faz.






Copa Cabana 

Estrela Azul



Copa Cabana

Terrer

Estrela Azul






sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ribeira Brava


A segunda postagem vai para outra cidade de S.Nicolau, Cidade da  Ribeira Brava.




A vila da Ribeira Brava, também conhecida popularmente (em crioulo) por Stanxa . Tem uma população de 4 892 habitantes. Deve o seu nome ao aspecto impetuoso da sua ribeira em épocas de chuvas. O Dia do Município é 6 de Dezembro, comemorando a data em que a ilha foi supostamente descoberta. Coincide com o dia da celebração de São Nicolau, padroeiro da ilha. O concelho da Ribeira Brava é constituído por duas freguesias: Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora do Rosário.



Terrer, onde decorre os comícios ,e o famoso carnaval de S.Nicolau. 




Praça de Dr. Julio




Estrada para o aeroporto construída recentemente 
Seminário Liceu na Ribeira Brava, Primeira Escola Secundaria do Arquipélago e da Costa Ocidental Africana.

Igreja Mátris da Nossa Senhora do Rosário,  uma das igrejas mas antiga de Cabo Verde

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tarrafal



Oi amigos, para minha primeira postagem não poderia deixar de falar da  minha cidade natal, Tarrafal .   



Bem-vindos a cidade do Tarrafal,  é a parte sudoeste de S.Nicolau, com uma população de 5370 habitantes. Faz parte da freguesia de São Francisco. É uma localidade pescatória que necessita de alguns investimentos.



Cimentinho , é o largo onde decorre os comícios politicos.
Praça Nhô Gostinho




Uma das imagem mas linda de Tarrafal ao pôr do sol.

O cais


Baia do Tarrafal

domingo, 7 de abril de 2013

Ilha de São Nicolau





São Nicolau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente baseada na agricultura e na pesca. Povoada pela primeira vez no seculo XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pelas principais cidades Ribeira brava e Tarrafal.
 No meu blog vou de um forma resumida apresentar-vos a ilha de São Nicolau, onde cada semana pretendo mostrar um zona diferente com imagem e discrições. Espero que gostem.